Componentes de DNA foram trazidos à Terra por meteoritos

Um novo estudo realizado pela NASA indica que rochas espaciais foram responsáveis pelos ingredientes da primeira vida do planeta.

153
Links Patrocinados
 

Cientistas da Nasa, a agência espacial americana, conseguiram mostrar, pela primeira vez, que componentes fundamentais para a vida tal qual conhecemos são encontrados em meteoritos. Em simulações, os pesquisadores tiveram sucesso em criar a 2-desoxirribose, que é a espinha dorsal do código de dupla hélice para toda a vida na Terra. Isso os leva a crer que essas rochas espaciais devem ter trazido esses compostos essenciais para que a vida surgisse por aqui.

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica Nature.

Links Patrocinados
 

Os pesquisadores explicam que a Terra foi constantemente bombardeada com meteoritos durante as primeiras centenas de milhões de anos de sua existência.

“Embora os processos terrestres também devam ter contribuído para o surgimento da vida em nosso planeta há mais de 3,8 bilhões de anos, esses materiais orgânicos encontrados nos meteoritos estavam disponíveis e podem ter desempenhado um papel nos primeiros processos biológicos”, concluíram os autores, no artigo.

No entanto, eles ressaltam que, assim como os compostos fundamentais para a formação do DNA chegaram ao nosso planeta, foram enviados também, muito provavelmente para outros. Isso porque a formação de moléculas biológicas no espaço é considerada um fenômeno universal. Logo, os cientistas concluíram que os componentes da vida poderiam ter sido entregues a outros planetas, da mesma maneira.