Descoberta Aldeia Egípcia anterior aos primeiros faraós

Uma aldeia egípcia que remonta a quase 7 mil anos, muito antes de os primeiros faraós chegarem ao poder, foi descoberta no delta do Nilo.

181
Links Patrocinados
 

A vila de 7 mil anos foi criada antes mesmo de surgirem os hieróglifos e é uma das mais antigas vilas encontradas até agora na região e fornecerá pistas sobre como a agricultura se desenvolveu no Egito, afirmou a equipe arqueológica franco-egípcia que descobriu a aldeia, em um comunicado divulgado pelo Ministério de Antiguidades do Egito.

Localizada em Tell el-Samara, um sítio arqueológico a cerca de 140 quilômetros ao norte do Cairo, a vila é anterior à invenção da escrita hieroglífica — o que só aconteceu cerca de 5.200 anos atrás — e à construção das famosas pirâmides de Gizé — erguidas há cerca de 4.500 anos. Até hoje, os arqueólogos não sabem precisamente quando o Egito foi unificado pela primeira vez, ou qual faraó o unificou, mas estimam que isso teria acontecido por volta de 5.200 anos atrás.

Links Patrocinados
 

Os arqueólogos descobriram restos de vários prédios, bem como numerosos silos de armazenamento na aldeia. Os silos contêm uma grande quantidade de ossos de animais e restos de plantas, disse Frederic Gio, líder da equipe franco-egípcia, no comunicado.

Eles estão atualmente analisando os ossos e plantas de animais para descobrir o que são e de quando eles datam, precisamente. Esta informação fornecerá pistas sobre quando e como a agricultura foi desenvolvida e espalhada por todo o Egito, disse Nadia Kader, chefe do Departamento Central dos Monumentos Egípcios e Greco-Romanos do Baixo Egito, Sinai e Costa Norte.