Descoberta Câmara Secreta Gigantesca na Grande Pirâmide

Depois de dois anos de estudo, cientistas anunciaram a existência de uma grande cavidade dentro da misteriosa Grande Pirâmide de Khufu, no Egito.

Links Patrocinados
 

Construída durante o reino do Faraó Khufu, entre 2509 e 2483 a.C., a Grande Pirâmide, ou Pirâmide de Khufu, tem 139 metros de altura e 230 metros de extensão na base, é a maior das pirâmides egípcias localizadas em Giza, no Cairo.

Em seu interior são encontradas três grandes câmaras e uma série de passagens, a mais impressionante delas é a Grande Galeria, com 47 metros de comprimento e 8 metros de altura.

A descoberta foi feita com a ajuda de uma técnica conhecida como muografia, com a qual pode-se sentir as mudanças de densidade dentro de grandes estruturas rochosas, e o resultado foi confirmado por três análises independentes e distintas.

Perspectiva em 3D da Grande Piramide e da Camara Oculta (pontilhados brancos)

Esta técnica utiliza-se das partículas múons, que são um subproduto das radiações cósmicas ao reagirem com os átomos da alta atmosfera, essas partículas continuamente alcançam a Terra com uma velocidade próxima da luz e um fluxo em torno de 10 mil partículas por metro quadrado.

Assim, elas acabam atingindo e atravessando parcialmente tudo na superfície terrestre. Interagindo pouco com a matéria, algumas delas são absorvidas e algumas outras refletidas, especialmente em estruturas rochosas densas. Isso permite uma análise não invasiva similar às radiografias convencionais.

Uma cavidade menor na face norte, antes desconhecida, já tinha sido detectada há algum tempo pelos pesquisadores. Esta nova cavidade possui cerca de 30 metros de comprimento e vários metros de altura, como mostrado na figura abaixo, e foi uma grande surpresa para os pesquisadores, que não esperavam uma estrutura com tais dimensões nessa pirâmide.

O anúncio da descoberta já está gerando um gigantesco debate entre os especialistas sobre o que essa cavidade pode representar.

De acordo com alguns especialistas, é improvável que o novo espaço descoberto contenha artefatos relacionados ao túmulo do rei, porque já existe uma câmara com o sarcófago dentro.

Especula-se que a cavidade possa ter a função de uma “câmara de alívio”, com o objetivo de amenizar o peso da Grande Galeria. Sistemas similares são vistos acima da câmara do Rei e na pirâmide do pai de Khufu, Sneferu, em Meidum.

Outros especialistas consideram a câmara muito grande para servir a esse propósito. Nesse sentido, a cavidade pode ser uma passagem, como a Grande Galeria, levando a uma outra câmara superior.

Uma terceira hipótese é que a cavidade, junto com a Grande Galeria, foram inseridas como um sistema de contrapeso durante a construção da pirâmide.

Pesquisadores instalam detectores dentro da Grande Piramide

A questão agora é saber como será feita a investigação mais aprofundada para saber o que de fato existe dentro dessa cavidade e qual o seu real propósito.

Pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência da Computação e Matemática Aplicada na França, sugeriram uma ideia de como fazê-la, mas que precisaria ser aprovada pelas autoridades egípcias primeiro. Basicamente, o plano seria perfurar um pequeno buraco para alcançar a câmara com um pequeno drone voador, para analisar cada canto da possível nova câmara e revelar os seus segredos.