Esqueleto de três mil anos é descoberto em Florianópolis

Um esqueleto humano da era pré-histórica brasileira foi encontrado durante escavações para uma obra de trânsito em Florianópolis, Santa Catarina. Estima-se que a ossada possa ter cerca de três mil anos. Outros artefatos arqueológicos também foram descobertos no local.

269
Esqueleto pré-histórico é encontrado em sítio arqueológico em terreno de obras de Florianópolis Foto: Osvaldo Paulino da Silva/Arquivo pessoal
Links Patrocinados
 

A descoberta foi feita nas imediações das obras de construção de um elevado no bairro Rio Tavares. Segundo arqueólogos, no passado o local abrigou um sambaqui (depósitos de cascas de ostras, conchas e restos de artefatos deixados pelos índios brasileiros). Alguns grupos indígenas utilizavam esses locais como santuários, enterrando neles os seus mortos.

De acordo com o arqueólogo Osvaldo Paulino da Silva, o esqueleto (que está completo) é de um homem adulto. Ele explicou que, no Brasil, o período pré-histórico se estende até a colonização portuguesa, no ano 1500.

Links Patrocinados
 

Os arqueólogos trabalham no local da obra desde abril de 2015. Em todo esse período, outros objetos já foram encontrados, de acordo com Silva: “Dois esqueletos parciais, objetos de uso cotidiano, como lâminas de machado, talhadores, restos de fogueiras, conchas, restos de alimentos, como ossos de peixes e mamíferos”.

O pesquisador conta que muito antes da descoberta do Brasil aquela área da Ilha de Santa Catarina era muito habitada por índios. Segundo ele, esses povos se deslocaram de lá há cerca de 1,5 mil anos. Agora, o esqueleto será estudado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).