Estados Unidos terão Força Militar Espacial

Trump ordenou a criação de um novo corpo militar para garantir a “dominância americana no espaço”

Links Patrocinados
 

Os Estados Unidos serão o primeiro país a ter uma força militar espacial. O presidente Donald Trump anunciou na tarde de 18 de junho de 2018 que ordenou a criação da sexta unidade militar do país, para somar-se ao Exército, Marinha, Força Aérea, Guarda Costeira e Fuzileiros Navais (Marine Corps).

Para Trump, “não é suficiente ter a presença no espaço, é preciso ter a dominância americana fora do planeta. Temos a Força Aérea e teremos força do espaço, separadamente mas iguais”, completou.

O presidente norte-americano já havia comentado a possibilidade em março, mas, falando em tom bem-humorado, não deixou claro se se tratava de algo sério ou uma piada. Na época, porém, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, manifestou oposição à ideia, lembrando, em carta escrita à Casa Branca, que o momento atual do país é de “foco na redução da sobrecarga militar e na integração de diferentes áreas militares”, e não é propício para a criação de um novo órgão militar.

A se confirmar a nova força espacial norte-americana, essa seria a primeira criação de um novo serviço militar em 71 anos nos Estados Unidos. A Força Aérea foi a última a ser estabelecida, logo após o fim da segunda guerra mundial.

Conteudo Patrocinado