Hubble registra o nascimento de uma estrela

Nessa bela imagem, o Telescópio Espacial Hubble conseguiu registrar o efeito dos jatos emitidos por uma estrela recém-nascida, o chamado Objeto Herbig-Haro de 7 até 11, ou HH 7-11.

155
ESA/Hubble & NASA, K. Stapelfeldt
Links Patrocinados
 

Esses 5 objetos, que podem ser vistos em azul na parte superior central da imagem estão localizados dentro da NGC 133, uma nebulosa de reflexão cheia de gás e poeira localizada a cerca de mil anos-luz de distância da Terra.

Objetos Herbig-Haro, como o HH 7-11, são fenômenos transientes. Viajando longe da estrela que os criou, a uma velocidade de 250 mil quilômetros por hora, eles desaparecem em algumas dezenas de milhares de anos. A jovem estrela que é a fonte do HH 7-11, é chamada de SVS 13 e todos os 5 objetos estão se movendo para longe da SVS 13 em direção a parte superior esquerda da imagem. A atual distância entre o HH 7 e a estrela SVS 13 é de cerca de 20 mil vezes a distância entre a Terra e o Sol.

Links Patrocinados
 

Os Objetos Herbig-Haro são formados quando jatos de gás ionizados são ejetados por uma jovem estrela e colidem com as nuvens de gás e poeira próximas a altas velocidades. Os objetos Herbig-Haro visíveis nessa imagem não são exceção a isso e foram formados quando os jatos da estrela recém-nascida SVS 13 colidiram com as nuvens ao redor. Essas colisões criaram as 5 aglomerações brilhantes de luz dentro da nebulosa de reflexão.