O Guardião das Badlands

O Canadá é um país grande com muitas paisagens naturais incríveis e uma maravilha geológica que parece representar uma cabeça indígena de perfil que ficou conhecida como o Guardião das Badlands.

78
O Guardião das Badlands
Links Patrocinados
 

O Guardião das Badlands está localizado perto de Medicine Hat, no sudeste de Alberta, no Canadá, não muito longe da fronteira com os EUA. A localização desta maravilha geológica é muito remota, em uma área que tem sido tradicionalmente o lar do Povo da Primeira Nação Siska, também conhecido como a tribo Blackfoot.

As Badlands são terrenos desolados com barrancos, abismos, buracos e colinas. A formação ocorreu durante o final da última Idade do Gelo, quando a água glacial derretida criou vales e encostas nas rochas sedimentares e solos argilosos. O efeito do vento e da água nessas paisagens faz com que elas estejam constantemente mudando. Ventos e chuvas pesadas abrem canais nas rochas de maneira relativamente rápida. A constante erosão do solo sedimentar e da argila criam muitas características geomórficas com topografias únicas e estranhas que intrigaram as pessoas desde a chegada das Primeiras Nações.

Links Patrocinados
 

A paisagem selvagem, há muito tempo, tem um significado espiritual para o povo Siska e existem importantes sítios arqueológicos nas Badlands de Alberta, tendo sido o local de extensas descobertas de dinossauros ao longo dos anos.

Os primeiros europeus a se estabelecerem nas pradarias canadenses deram a essas áreas geográficas o nome de “Badlands”, que pode ser traduzido como “Terras Selvagens”, por serem consideradas inóspitas e perigosas. Nestas paisagens é difícil se orientar e localizar, sendo muito fácil perder-se nos barrancos sinuosos.

A história do Guardião das Badlands

Esta maravilha geológica, o Guardião das Badlands, só foi descoberta nos últimos anos e puramente por acaso. É uma característica geográfica que, quando vista do alto, se assemelha ao rosto de um indígena de perfil. A cabeça está olhando para o oeste e é muito grande, medindo cerca de 255 metros de largura por 225 de altura. Ela tem as características distintas de um indígena das Primeiras Nações e parece estar usando um tradicional cocar de penas, que é sinônimo da cultura aborígene.

Algumas pessoas acreditam que a estrutura possa ter sido criada intencionalmente por seres humanos, embora o mais provável é que seja apenas o resultado de processos naturais. O Guardião das Badlands seria um exemplo da ilusão da máscara vazia, na qual uma imagem côncava parece ser uma imagem convexa. A erosão do solo argiloso e das rochas sedimentares levou a muitas características geomorfológicas semelhantes em todo o mundo. Um poço de petróleo e uma estrada perto do local dão a impressão de que o Guardião das Badlands está usando fones de ouvido, o que diminui o efeito geral desta maravilha geológica.

A estrutura foi produzida há centenas de anos ou mais, possivelmente por uma violenta tempestade que desencadeou inundações e ventos que erodiram o solo argiloso e as rochas sedimentares. A erosão teria deixado barrancos e canais que formaram a imagem da cabeça que só é visível de uma grande altitude.

A formação foi descoberta no Google Earth, em 2005, por Lynn Hickox e, desde então, o Guardião das Badlands tem sido considerado um dos achados mais notáveis ​​do Google Earth.

Quando a descoberta foi anunciada causou grande sensação na internet e muito entusiasmo no Canadá. O nome para a notável formação geológica foi selecionado depois que os moradores locais foram convidados a participar de um concurso organizado pela estação de radio canadense CBC Radio One. O vencedor foi o “Guardião das Badlands”.

Se você planeja visitar a área e testemunhar essa maravilha natural, pense novamente, afinal ela só pode ser vista do alto e a uma grande distância acima da Terra. Mas, se você estiver interessado em conhecer as Badlands, há visitas guiadas disponíveis na área, que lhe permitirão ver outras paisagens e formações geológicas incríveis.

No entanto, se você quiser apreciar o Guardião das Badlands sem sair de casa, basta visualizá-lo no Google Earth nas coordenadas 50°00’38.2″N 110°06’48.3″W ou no mapa abaixo.