Painéis Solares transparentes transformarão janelas em coletores de energia

Pesquisadores da Universidade de Michigan desenvolveram painéis solares completamente transparentes, que podem ter inúmeras aplicações em arquitetura e outros campos, como eletrônicos portáteis ou na indústria automotiva.

84
Pesquisadora Yimu Zhao segurando um módulo concentrador solar luminescente transparente - Fotografia: Yimu Zhao
Links Patrocinados
 

Os pesquisadores já haviam tentado criar um dispositivo desse tipo antes, mas os resultados finais nunca foram satisfatórios.

A equipe concentrou-se no fator transparencia, de modo que desenvolveu um concentrador solar luminescente transparente que pode ser colocado sobre uma superfície transparente como uma janela, podendo colher a energia solar sem afetar a transmissão de luz.

Links Patrocinados
 

A tecnologia utiliza moléculas orgânicas que absorvem comprimentos de onda da luz que não são visíveis ao olho humano, como luz infravermelha e ultravioleta.

Richard Lunt, professor assistente de engenharia química e ciência dos materiais na Faculdade de Engenharia da Universidade de Michigan, diz:

Yimu Zhao, estudante de doutorado em engenharia química e ciência dos materiais, e Richard Lunt, professor assistente de engenharia química e ciência dos materiais – Fotografia: Foto por G.L. Kohuth

“Podemos sintonizar esses materiais para captar apenas os comprimentos de onda ultravioleta e infravermelho próximo que então ‘brilham’ em outro comprimento de onda no infravermelho. A luz capturada é transportada para o contorno do painel, onde é convertida em eletricidade com a ajuda de tiras finas de células solares fotovoltaicas”.

Como a área de uma fachada é maior do que a de um telhado, especialmente em edifícios de vidro, esses dispositivos podem aproveitar ao máximo as fachadas destes edifícios. Eles não afetariam o projeto arquitetônico e representariam uma tecnologia muito mais eficiente. No entanto, eles também podem ser integrados em edifícios antigos.

Segundo reportagem no New York Times:

“Se as células puderem ser feitas de forma duradoura, elas poderão ser integradas em janelas de modo relativamente barato, já que grande parte do custo da energia fotovoltaica convencional não é da própria célula solar, mas dos materiais em que é montada, como alumínio e vidro. O revestimento de estruturas existentes com células solares eliminaria parte desse custo de material.

Se as células transparentes, no final das contas, se mostrarem comercialmente viáveis, o poder que elas geram poderia compensar significativamente o uso de energia de grandes edifícios, disse o Dr. Lunt, da Universidade de Michigan.

“Não estamos dizendo que poderíamos abastecer todo o edifício, mas estamos falando de uma quantidade significativa de energia, suficiente para coisas como a iluminação e o fornecimento de energia elétrica do dia a dia”, disse ele.”